quarta-feira, 12 de maio de 2010

Sobremesa de Três Cores

Uma das minhas recordações culinárias mais antigas é a majestosa "Sobremesa de Três Cores". Claro que este não é seu nome verdadeiro, muitos a chamam de Creme Belga, minha sogra tem um livro que diz Creme Chinês, e já ouvi a chamaram também de Espumoni... enfim...Eu e minha mãe a apelidamos carinhosamente desta forma quando eu ainda era bem prequena e desde então a chamamos assim. Aliás, a família inteira a chama assim, o apelido pegou mesmo! É uma das sobremesas mais antigas que me recordo de minha mãe fazendo, então tem um significado muito especial pra mim, sabor de infância, que me acompanha até hoje....

Ela reservava esta sobremesa para as datas especiais. Podia até fazer outras sobremesas, como Pudim de Leite e Manjar de Cocô com Ameixas, mas.... tinha que ter a Sobremesa de Três Cores! É um doce maravilhoso, leve, suave, textura incrível e o mais importante: tem três cores! Na verdade são três camadas: uma de creme de cor amarelinha, a segunda de gelatina de cor vermelha e por cima uma leve e saborosa "espuma" de cor rosa, formando assim, a sobremesa tricolor.

Quando minha mãe faleceu, eu não tinha essa receita comigo.
Quem me passou foi minha querida cunhada, que como uma boa fã de suas delícias tinha pego a receita com ela um dia. Muito de vocês devem conhecer essa receita, e devem conhecer por outros nomes também... Mas o que vale mesmo é provar dessa delícia, seja lá o nome que for. Façam! A receita está abaixo. Se você não cozinha, peça para alguém fazer, mas não deixe de experimentar!

Para esta receita você deverá fazer três preparações.Para esta receita você deverá fazer três preparações.

Primeira preparação:
- 1 lata de leite condensado
- 2 latas de leite comum (use a lata de leite condensado para medir o leite)
- 3 gemas peneiradas
- 3 colheres de sopa de maizena
Leve todos os ingredientes ao fogo médio, deixando a maizena por último. Qantes de adicionar a maizena, dissolva-a em um pouco de leite para que não “emp elote”. Mexa até engrossar. Estará pronto quando começar a aparecer o fundo da panela. Coloque num refratário e reserve.

Segunda preparação:
- 1 pacote de gelatina de morango
- 1 xícara de água quente
- 200 ml de suco de laranja natural coado
Dissolva o pacote de gelatina em uma xícara de água quente. Depois de bem dissolvida, adicione o suco de laranja. Reserve.

Terceira preparação:
- 3 claras
- 6 colheres de sopa de açúcar
Bata as três claras em neve. Após dar o ponto, adicione o açúcar e bata mais um pouco. Com as três preparações prontas, o restante é bem simples. Misture as claras em neve com a gelatina até ficar bem homogêneo e coloque por cima do creme que está no refratário. Logo que colocar essa mistura por cima do creme você já vai perceber ele se dividindo em duas partes, é muito interessante! Leve à geladeira por no mínimo umas 4 horas, para a parte da gelatina ficar bem firme.

Você pode servir essa sobremesa num refratário grande, ou em taças individuais. O importante é que seja de vidro transparente para dar o efeito das 3 camadas.

Beijos e bom apetite!

Olha a textura da primeira camada...humm...

3 comentários:

Origamis da Yayoi disse...

Nossa, esta sobremesa deu água na boca, sem falar que o cupcake de domingo estava maravilhoso. A minha filha comeu em 1 minuto, e quase fiquei sem um pedaço, haha... Parabéns pela sua dedicação!!!

Cláudia disse...

Olá...
Se vc pudesse ao menos imaginar aonde essa receita de espumoni me levou...
Nem é receita de família, mas me lembrou de minha infancia...nas reuniões dos amigos dos meus pais...eu lembro que achava incrível a gelatina separada em 2 camadas...coisa de criança pequena...bom...resumindo...acalentou a alma.
Beijo no coração!!

Cris Gasparotto disse...

Será que nossas mães eram amigas? 😂😂😂
Essa sobremesa, o milho frito. Tudo fez parte da minha infância.
Hummmm... Saudade. 😘