quarta-feira, 5 de maio de 2010

Apresentação

Olá à todos!

Pensei em escrever muitas coisas para esta apresentação.
Já é a milésima vez que digito e apago sem parar.
Não imaginava que era tão difícil escrever para os outros.
Eu sempre gostei de escrever... mas agora está difícil...

Como é grande a responsabilidade de escrever sobre alguém tão ESPECIAL. Especial assim mesmo, com todas as letras em maiúsculo! Estou falando de minha querida mãe, a "Mamma", que não está mais entre nós, e sim num lugar muito especial, pertinho de Deus.

Há 8 meses ela faleceu, mas é incrível como eu sinto ela muuuuito perto de mim.
Guiando mesmo, ao meu lado, sem perder nenhum detalhe, do mesmo jeito que ela era antes de partir, uma serelepe.

Basicamente, pra resumir, ela era irresistível!
Irresistível com todo o sentido da palavra: era fofinha, gordinha, baixinha (quase uma joaninha eu diria), buchechas rosadas, risonha e tinha uma mão que fazia maravilhas. Irresistível em seu jeitinho, em seu modo de ser, de pensar, de fazer e acontecer.

Ela era (e ainda é!) uma típica mama italiana, fazia TUDO na cozinha, até o macarrãozinho que ela colocava na sopa. Pizza comprada, nem pensar! Fazia a própria massa e congelava. Acho que vocês já entenderam o espírito da coisa....
Cozinhava muuuuito! Maravilhosamente bem. Quem já comeu, sabe do que estou falando. E não era alta gastronomia não, era o trivial, o arroz com feijão do dia-a-dia.
Mas era feito com tanto amor, mas com tanto amor que aquilo se transformava num banquete do mais alto nível.

Esse ensinamento ela me passou: cozinhar com amor. Ela dizia: "Tem que cozinhar pensando na pessoa que vai comer, senão não fica bom!" E é por essas, e muitas outras razões, que eu decidi começar este blog. É uma singela e genuína vontade de mostrar um pouquinho dela pra vocês, passar as coisas boas que ela me ensinou, compartilhar seus valores, ensinar suas receitas, e assim, fazer com que essa coisa boa que eu sinto dentro de mim chegue também até vocês.

Muitas das receitas delas ficaram comigo, me passou em vida, ensinando lado a lado, outras (a grande maioria) eu tento fazer de memória, lembrando-me do aroma, das cores, dos gostos, dos ingredientes, da forma como cortava os ingredientes, enfim, tento reproduzir suas receitas com o máximo de fidelidade possível, baseando-se naquilo que está dentro de mim,ou seja, minhas memórias gustativas.

A relação da minha família com a comida é muito forte. Somos descendentes de italianos e damos muito valor às refeições em volta da mesa.
A hora de comer é sagrada, sentamos todos juntos, saboreando, rindo, conversando. Comida caseira, farta, saborosa, saudável.
Sempre foi assim, prezo e me dedico para que assim continue.
Valiosos ensinamentos e costumes deixados por minha mãe, que foram passados à ela por minha avó, e assim por diante.

E é pra isso que estou aqui. Quero poder compartilhar com vocês as coisas maravilhosas que ela fazia, a relação emocional da minha família com a sua comida, falar de como eu comecei a cozinhar, enfim, tudo o que me der na telha! E olha que eu tenho bastante coisa nessa cabecinha aqui...

Essa aí embaixo é a Mamma, não é uma fofa?

Beijos e até!

12 comentários:

elisa disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Olá adorei a sua ideia parabéns.
Fiquei muito feliz em ver essa foto,da minha querida amigona sei que está junto de DEUS é sempre presente entre nós.
Mil beijos Beth!!!!!

fatima disse...

ELISA,FIQUEI EMOCIONADA AO LER SEU TEXTO.REALMENTE,O QUE FICA PERPÉTUADO EM NOSSAS VIDAS É O AMOR E A CERTEZA QUE DEUS ESTÁ SEMPRE CONOSCO!
VOU ACOMPANHAR O SEU BLOG COM MUITO CARINHO....BEIJOS
DA SUA PRIMA FATIMA.

Marcelo Ganga disse...

Oi Li, parabéns pela sua idéia, é uma boa maneira de homenagear a sua mãe. Tenho certeza que a Dona Rosa está adorando tudo isso e estará sempre ao seu lado auxiliando nessas receitas. Vc é uma esposa maravilhora, e ainda por cima uma execelente cozinheira.

Beijos e Boa Sorte

Unknown disse...

Elisa,

Meus parabéns pela iniciativa, com certeza a Mama está adorando a idéia.

Bjão,

Pedrinho e Mi

Unknown disse...

Olá, amada, tudo bem?
linda a sua iniciativa!!!
E compartilho com você tudo o que você, puxando a sardinha para mim também, que também compartilho do mesmo sentimento que o seu!!!
Sua mãe era (e é) um doce, muito meiga e sempre gentil; minha a~e querida também adora cozinhar e cuidar dos filhos; então, posso também colcaborar e mandar qualquer dia uma receita da minha mama???
bjs

Studio Camila Golin disse...

Elisetes,
Parabéns pela iniciativa! Achei muito legal e muito carinhoso de sua parte!!!
Um beijo bem grande e apesar de não ter o seu dom de cozinhar tão bem, vou acompanhar suas receitas e dicas. Um beijo,
Camila

Claudia disse...

Oi Elisa ....

Parabéns pela linda homenagem que vc fez, fiquei emocionada e me fez lembrar do jeitinho da Mama,sempre meigo e com um sorriso nos rosto.
AI QUE SAUDADES DA MAMAAAA !!!!!

Beijo no coração
CLAUDIA

Unknown disse...

Oi, querida amiga
Que homenagem linda à tia Rosa!!!!

Por fim, nós que acabamos ganhando um presente, né? Um blog com as maravilhosas receitas da tia Rosa...
Amo muito vcs!!!!
Patty Lenci

Leidimara disse...

Uauuu, Mas que idéia genial minha Flor de Lis!!
A Dona Rosa merece todas as homenagens por suas receitas deliciosas, e ainda mais, pela receita que eu mais queria, a de como criar os filhos com tanto amor, tanto carinho, tantos mimos e torná-los tão fortes e seguros e genuínos e bondosos.... Eu admiro a família a inteira... Certamente a Dona Rosa e o Seu Osvaldo acertaram o ponto da receita!!!
Muito obrigada por dividir comigo (conosco) detalhes tão especiais!! Que Deus continue te iluminando muito...
Bjo no coração

Anônimo disse...

Elisa Queridaa
Td bem ???
Vi no seu perfil do orkut a idéia do BLOG Da MAMA.....liiii, e adoreeeiiii, senti com carinho, a saudades dela aqui na rua,e das DELÍIIIIIICIAS q ela fazia e nós, vizinhos, consumíamos, alegemente...."É da Rosinha....Hummmmm !!!!!".....
Muito bonita sua homenagem,PARABÉNSSSS..... vou comentar com minha mãe e sempre visitar aqui junto c/ ela....assim matamos a SDS dela, pq ela era realmente querida aqui, c/ essa foto,.....e de suas delícias !!!!!
Beijoss,
Patrícia ( vizinha da sua mama )

Dorneles disse...

Só agora tive um tempo para dar uma olhadinha no seu valioso blog. Está muito bom... espero que as receitas também estejam. Não tive o prazer de conhecer Dona Rosa e muito menos suas receitas maravilhosas. Mas nem por isso, vou deixar de experimentar um ou outro prato de criação dela. Portanto, 'bora lá pra cozinha, dona Dona Elisa preparar desenvolver uma receita para eu provar... Parabéns e um beijão!!!!
Dorneles - seu amigo e vizinho de Kalunga