sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Milho Frito
Essa era uma das receitas mais peculiares do cotidiano de minha mãe. Em 30 anos de existência, só vi algo parecido, tanto no sabor quanto na aparência, veja só, “parecido” num restaurante vegetariano aqui na Mooca. E isso é no mínimo curioso pois é algo tão simples, mas tão simples de se fazer, que nem dá pra acreditar que as pessoas de uma maneira geral não fazem. Na verdade o milho não é frito, e sim refogado, mas como tantas outras receitas, eu e minha mãe sempre a batizávamos ao nosso modo. Eu simplesmente amo essa maneira de se preparar milho. Para o dia-a-dia é um dos meus acompanhamentos prediletos. E pode ser uma substituição ao bem mais calórico creme de milho.
Engraçado como diversas vezes comentei para amigos que adorava milho frito e sempre como resposta vinha a cara de espanto: "Milho frito?!? O que é isso?" E lá ia eu explicar como era o preparo e recebia outra cara de espanto: "Nossa! Nunca comi!" Ao mesmo tempo que acho cômico a reação das pessoas, me dá uma pontinha de prazer em poder compartilhar algo tão "só nosso". Eu e meu irmão sempre adoramos essa sensação de saber que só na nossa casa poderíamos encontrar e comer certas gostosuras, uma sensação de proteção e conforto que sempre esteve muito presente em nós. Fico maravilhada com a peculiaridade de cada cozinha, como cada mãe ou pessoa que cozinha tem sempre aquele jeitinho todo especial de preparar algo, e fazer um ingrediente tão simples virar prato principal! Outra coisa que minha mãe sempre fazia e que nunca comi em lugar nenhum, mas já vi em livros de receitas, é salada de carne. Músculo cozido, cortado em pedaços bem fininhos, temperado com cebola e salsinha e servido frio. Exótico e delicioso!
Ingredientes
- 4 espigas de milho (os mais frescos que tiver)
- 1 cebola média picada
- 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
- água
- salsinha e sal a gosto
Modo de preparo
Limpe as espigas de milho tirando bem os fiapinhos. Retire os grãos das espigas utilizando uma faca bem afiada e cortando no sentido do comprimento. Refogue a cebola picada na manteiga ou margarina, e adicione os grãos de milho. Misture bem e deixe que o milho refogue um pouco com a cebola. Quando começar a grudar na panela, adicione um pouco de água para que o milho posso cozinhar e ficar molinho. Fique cuidando para que não queime. Se a água secar e o milho ainda estiver duro adicione mais água até que ele fique cozido ao seu gosto. Adicione a salsinha picada e acerte o seu sal. Pronto. Em menos de meia hora você terá um acompanhamento fácil de fazer, barato e maravilhoso! Espero que gostem!
Beijos e bom apetite!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
pode trazer essas coisas aqui pra Kalunga.
Elisa,
na nossa família sempre comemos esse milho refogado, era uma das maravilhas que minha avó fazia com milho plantado no sítio deles. E hoje faço para minha família também! É uma delícia mesmo!
Um beijo!
Ah, a salada de músculo é novidade para mim!
Boa lembrança. Minha mãe sempre fazia para nós.
Postar um comentário